Projeto de Lei do Dr. Luiz Ovando Propõe Fim do Horário de Verão: ‘É Tempo de Proteger a Saúde da População’

 

Com o retorno das discussões sobre a possível volta do horário de verão, defendida pelo governo Lula e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, surgem fortes críticas, especialmente por parte do deputado federal Dr. Luiz Ovando (Progressistas-MS). Como médico e autor do Projeto de Lei 1220/2019, que visa extinguir definitivamente o horário de verão no Brasil, Ovando defende que a prática não apenas é ineficaz em termos de economia de energia, mas também prejudicial à saúde da população.

Adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, o horário de verão sempre foi justificado como uma medida de economia energética. No entanto, Dr. Luiz Ovando questiona os benefícios dessa prática, apontando que as mudanças no perfil de consumo de energia e o avanço tecnológico tornaram essa política obsoleta. “No governo Dilma, afirmava-se que a economia seria de 4%, o que é um absurdo. Se fizermos as contas, 4% seria o equivalente a uma hora de consumo, algo impossível de alcançar apenas com o ajuste no relógio”, explica o deputado.

De acordo com Ovando, a suposta economia está restrita ao consumo de energia com iluminação, que já sofreu grandes transformações com a adoção de lâmpadas de baixo consumo. “Hoje, o maior gasto energético está relacionado ao uso de aparelhos como ar-condicionado e chuveiros elétricos, que não são afetados pela mudança de horário”, afirma. Ele ressalta que, com o aumento do uso de ar-condicionado no verão, o consumo de energia tende a subir, e não a diminuir, desmentindo a ideia de que o horário de verão traria benefícios econômicos.

Além dos problemas relacionados à ineficácia do horário de verão, Dr. Luiz Ovando também enfatiza os impactos negativos da medida sobre a saúde da população. Como médico, ele alerta que a mudança brusca no ciclo biológico pode causar distúrbios no sono, irritabilidade, fadiga e até prejudicar o sistema imunológico. “Alterar artificialmente o relógio interno das pessoas pode gerar sérios problemas de saúde. O corpo humano tem um ritmo próprio, e mexer com esse ritmo de forma repentina afeta diretamente o bem-estar das pessoas”, alerta.

Para o deputado, o horário de verão é uma medida que não se justifica mais nos dias atuais, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista da saúde pública. “É uma daquelas políticas que o governo quer empurrar goela abaixo, sem pensar nas reais consequências para o país. Precisamos de soluções modernas e eficazes para os problemas energéticos, não de modismos ultrapassados que só trazem transtornos à população”, conclui.

Com o Projeto de Lei 1220/2019, Dr. Luiz Ovando busca pôr fim definitivo ao horário de verão no Brasil, argumentando que a prática é ineficaz, desnecessária e prejudicial à saúde, trazendo mais malefícios do que benefícios para os brasileiros.

 

Notícias Recentes