Deputado visita Corumbá e se reúne com representantes do comércio e do Turismo da Região.

Em visita a sua cidade natal, Corumbá, o Deputado Federal Dr. Luiz Ovando participou de diversas agendas com correligionários, representantes do comércio e do turismo da Região.

O Deputado participou de uma rodada de reuniões com representantes de entidades do setor de comércio, serviços, turismo e pesca, os empresários, preocupados com os danos decorrente dos efeitos ocasionados pela Pandemia na economia da região, apresentaram seus anseios e reivindicações, dentre elas, a queda média do faturamento, a inevitabilidade de demissões e a falta de um canal de comunicação com o Governo. Os segmentos que tiveram mais impactos negativos sobre o faturamento foram os segmentos de pesca esportiva, hotéis, eventos, restaurantes e similares, cujas variações ultrapassaram 50%. O Deputado então, disse que irá interceder para que os danos decorrentes da Pandemia sejam minimizados na região e a recuperação econômica aconteça o quanto antes. “Meu intuito é trabalhar para minimizar os danos causados pela Pandemia e ajudar na promoção da atividade turística e indústria da pesca em nosso Pantanal Sul-Mato-Grossense para que assim, possamos garantir a saúde econômica desta região tão importante para nosso Estado”, comentou o Deputado Dr. Luiz Ovando.

Além das reuniões, o Deputado também esteve com o secretário de Saúde de Corumbá, Dr. Rogério Leite, onde puderam conversar sobre os esforços realizados no âmbito da Saúde em decorrência do enfrentamento ao Novo Coronavírus, esteve também, com o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.

A cidade de Corumbá (MS) com população estimada de cerca de 111 mil pessoas, tem como base principal de sua economia o turismo de pesca, estimando-se que mais de 15 mil pessoas dependam direta e indiretamente da atividade.

O Pantanal é hoje um dos destinos brasileiros mais procurados pelo turismo nacional e internacional. A pandemia do novo coronavírus tem provocado abalos em todos os setores. “Como pude constatar, os impactos foram significativos no mercado de trabalho na região, e vêm afetando principalmente o público que depende do setor de comércio e turismo, por isso, sou a favor de redução da burocracia para dar mais liberdade ao empreendedorismo “, diz o Deputado.

A viagem que durou dois dias, foi muito produtiva, Dr. Luiz Ovando, acompanhado de empresários, também visitou o Porto de Corumbá, ponto de partida de muitos hotéis flutuantes e cruzeiros fluviais que deixam o porto geral de Corumbá pelo rio Paraguai. A diversidade de opções chegava a atrair, anualmente, mais de 200 mil visitantes ao Pantanal sul-mato-grossense, turistas brasileiros e estrangeiros, em busca de pesca esportiva, ecoturismo e aventura na maior região alagada do planeta, porém, que em decorrência da Pandemia, teve uma redução de 50% no turismo.  

Segundo Ovando, “Os empresários reivindicam melhorias no setor bem como nas portarias e normas que regem o uso do Porto, como parlamentar, tentarei assistir às demandas para que elas cheguem até Brasília e possam ser rapidamente solucionadas”.