Deputado destina R$ 4 milhões para Saúde de 19 municípios de MS

O Governo federal liberou, nos últimos dias de 2021, recursos de emendas para investimento na área de Saúde de vários municípios do país, entre eles 19 em Mato Grosso do Sul, no valor de R$ 4.067.610,00.

Os recursos fazem parte do Fundo Nacional de Saúde. As emendas foram propostas pelo deputado federal dr. Luiz Ovando (PSL), que é médico e membro da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

O parlamentar explica que os recursos podem ser aplicados em vários projetos em saúde, como aquisição de equipamentos e medicamentos, além de custeio, desde que a emenda não proíba seu uso para esse fim.

“As prefeituras têm dificuldade para investir recursos próprios na saúde, área que demanda investimento contínuo. Daí a importância desses valores liberados pelo Governo, através do Fundo Nacional da Saúde”, explica Ovando.

Os municípios beneficiados são Anastácio, Angélica, Aquidauana, Bataguassu, Batayporã, Bonito, Camapuã, Caracol, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Juti, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Sonora, Porto Murtinho, Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo.

Clínico geral

Médico há 46 anos, Luiz Ovando é coordenador de um grupo de trabalho criado na Câmara para discutir a falta de clínico geral nas unidades básicas de saúde e hospitais do país.

“O clínico geral é uma especialidade que está em extinção. E é uma das mais importantes no atendimento primário. O objetivo do grupo de trabalho é fazer radiografia completa sobre o que está acontecendo”, afirma.

O deputado explica que a atuação do médico no atendimento primário é fundamental para o sucesso do diagnóstico e do tratamento do paciente. “Infelizmente, estamos perdendo a capacidade de fazer um atendimento mais humanizado, tocando e ouvindo o paciente, como era comum tempos atrás”, lamenta.

Notícias Recentes