CÂMARA DOS DEPUTADOS PRESTA HOMENAGEM AO DIA DO MÉDICO

O Plenário da Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (18), sessão solene em homenagem ao Dia do Médico. 

Na oportunidade, o deputado federal Dr. Luiz Ovando reiterou o compromisso de seguir atuando pela melhoria da saúde pública brasileira. Dr. Luiz Ovando, que é médico especializado em cardiologia e geriatria, destacou pontos como a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade da valorização do médico clínico para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

“Felicito e aplaudo os médicos e médicas brasileiros pela coragem de desempenhar essa profissão tão nobre e necessária, diariamente salvando vidas, cuidando e aliviando o sofrimento de milhões de pessoas. Este é um momento mais que oportuno para celebrarmos o trabalho desses homens e mulheres que escolheram o cuidado com a saúde do próximo como missão de vida”.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também participou da solenidade, parabenizou todos os médicos do Brasil e lembrou quando foi convidado pelo Presidente da República para assumir o cargo de Ministro. Também médico, ele disse que a missão do médico é curar, quando não conseguimos curar, é aliviar, quando não conseguimos curar ou aliviar, a missão é confortar, por que os médicos têm que ser especialistas em gente.

O Ministro da Educação, Victor Godoy, falou sobre a grande responsabilidade do Ministério na formação de qualidade dos médicos pelo Brasil, tanto na dimensão pública com as redes de universidades federais, como na dimensão privada com as universidades privadas pela Brasil no processo de regulação. “Em abril deste ano foi constituído um grupo com a participação do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica Brasileira, da Associação de Escolas Médicas, para que nós possamos discutir a formação médica com insumos, com dados e trabalhar para que a formação seja uma formação de qualidade”, destacou.

Em seu discurso na tribuna, Dr. Luiz Ovando afirmou que apresentará, no início da próxima legislatura, proposta de criação da Frente Parlamentar de Valorização do Médico Clínico e pediu apoio dos colegas médicos e parlamentares da Casa. “A valorização dos médicos clínicos é do interesse da sociedade brasileira e contribuirá sobremaneira para a melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos”, destacou.

Atuação de destaque – Na Câmara, Dr. Luiz Ovando sempre teve atuação de destaque na área. Membro atuante da Comissão de Seguridade Social e Família, é autor do projeto que prevê processo simplificado para credenciamento de médico para SUS.

Ovando também é relator do trabalho realizado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) da Câmara dos Deputados sobre a valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil. Segundo o deputado, o trabalho final, que será transformado em livro, visa “resgatar a credibilidade e conhecida eficiência do clínico, particularmente na elaboração de diagnóstico efetivo, e pronta terapia, evitando-se complicações, economizando recursos e dignificando a situação de usuários e profissionais de saúde”.

O parlamentar também foi relator do PL que veda a realização de cursos de graduação nas áreas da saúde e educação física na modalidade de ensino a distância (EAD). Para ele, “as atividades práticas nos cursos da área biológica ou da saúde, devem priorizar o desenvolvimento de habilidades práticas que comporão as competências técnicas do profissional, algo que não pode ser realizado com as ferramentas disponíveis do ensino a distância”.

Notícias Recentes