free website creation software

VIDA


“Vamos juntos lutar para resgatar os valores e princípios familiares, priorizar a vida e estimular o desenvolvimento potencial de cada cidadão e assim tornar grande a nossa nação.” 

Família do Dr. Luiz Ovando.


Luiz Alberto Ovando, nasceu em Corumbá, município de Mato Grosso do Sul, em 1949, porém, há 60 anos escolheu Campo Grande para residir com sua esposa e companheira Clotildes Moraes Ovando, com quem ao longo de sua vida teve a benção de ter 4 filhos, Sanmila, Luiz Alberto, Ramon Gustavo e Rômulo Gustavo de Moraes Ovando, além de ser avô coruja de 6 lindos netos. Como um fervoroso Cristão, frequenta assiduamente a 3ª Igreja Batista de Campo Grande, onde também exerce a função de professor de Estudos Bíblicos na Escola Dominical. Em sua carreira profissional é um grande defensor da vida, e sua atuação política não poderia ser diferente. Eleito com 50.376 votos, o Deputado Federal defende a família e a vida, combatendo ideologias que conspiram, degradam e vulgarizam a família. Ele acredita que os fundamentos e propósitos existenciais, passam pelos ensinamentos bíblicos teológicos.

Dr. Luiz Ovando defende o zelo pela saúde como responsabilidade individual e a prática de vida saudável, é ativo fisicamente e tem 14 maratonas no currículo dentre elas a 25ª Maratona de Nova York e a 100ª Maratona de Boston.

TRAJETÓRIA


 “A medicina é uma missão que me foi dada por DEUS, não apenas pela profissão em si, mas pelo Dom que me foi confiado”.

Em 1975, ao se formar em Medicina na UEMT, atual Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Luiz Ovando ingressou no serviço militar. Passou pelo 17º Regimento de Cavalaria em Amambai- MS e foi destacado para o 3º Esquadrão em Iguatemi-MS, onde cumpriu missão como militar e médico entre os anos de 1976 e 1977. 

17º Regimento de Cavalaria em Amambai- MS em 1976.

Mestre em Cardiologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui pós graduação pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Além de especializações em Clínica Médica, Terapia Intensiva, Geriatria e Gerontologia, Ecocardiografia e Medicina Esportiva.

Em 1995, fundou na capital de Mato Grosso do Sul, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica-Regional MS. Lá passou pelos cargos de presidente, vice, diretor científico e diretor de comunicação. Foi também diretor científico, vice presidente e presidente da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) regional MS.

 Na Santa Casa de Campo Grande, Dr. Luiz Ovando teve um papel de suma importância, foi Coordenador e Fundador da Residência de Clínica Médica (1998) e Chefe do Serviço de Clínica Médica(2012/2014 e 2017/2018), além de coordenar a Comissão de Residência Médica – COREME e o programa de Residência em Clínica Médica.

 De 1999 a 2003, assumiu o cargo de Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso do Sul.

Ao longo de sua carreira acadêmica, foi professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Autor de trabalhos científicos publicados em revistas médicas, Dr. Luiz Ovando também publicou alguns livros como “Exercício físico, esperança social e política”, “O projeto de Deus e você! Conheça e viva plenamente” e “Manual de Rotinas em Clínica Médica”- Life Editora 2018.

Passou por inúmeras cidades como palestrante e conferencista em congressos médicos e eventos populares. Constantemente, marca presença em veículos de comunicação. Publicou diversos artigos no jornal O Correio do Estado. De 2003 a 2005, apresentou o programa “Estilo de Vida a Saúde sem Remédio” na antiga Rádio Educação Rural e também foi apresentador do programa Mais Saúde na TV O Estado.

Morador da capital de Mato Grosso do Sul há quase 60 anos, o membro da 3ª Igreja Batista de Campo Grande contribuía mensalmente com entrevistas ao Programa de Rádio " CONSTRUINDO O REINO DE DEUS" na Rádio Imaculada Conceição. 

ATUAÇÃO POLÍTICA


 “Exercer a política de forma íntegra e honesta mostra muito sobre quem sou. Não há como ser um bom político, desvirtuado de características pessoais como a moral, ética, honestidade e caráter”.

Ativista Político desde 1998, Dr. Luiz Ovando concorreu às eleições como candidato a vice-prefeito, vereador, deputado estadual e federal, onde pôde adquirir vasto conhecimento e experiência no âmbito político.

Em 2018, foi eleito com 50.376 votos para o seu primeiro mandato. Deputado Federal e atualmente, filiado ao Partido Social Liberal (PSL). 

Na Câmara dos Deputados, é membro titular da comissão de Seguridade Social e Família e atuante em diversas outras comissões, tais como, Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e do Esporte.

Como Parlamentar, faz parte do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara - CEDES, onde executa trabalho sobre a valorização do clínico já em fase de compilação do livro. Além de participar de Frente Parlamentar de Medicina, onde é membro atuante.

Dr. Luiz Ovando em debate sobre a saúde pública no CEDES da Câmara Federal.
Dr. Luiz Ovando em debate na mesa da Comissão de Seguridade Social e da Família na Câmara Federal.
Dr. Luiz Ovando comandando a cerimônia de premiação de projetos científicos da Comissão do Esporte.
Dr. Luiz Ovando em discurso na tribuna da Câmara Federal.

Acompanhe nossas redes

Dr. Luiz Ovando - Deputado Federal/MS
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Desenvolvimento e Design: Mairinco de Pauda
Ascom: Fabiola Fraga