Sessão Solene: Deputado federal Dr. Luiz Ovando parabeniza colegas pelo Dia do Médico

Presidida pelo deputado federal Dr. Luiz Ovando, a sessão solene em Homenagem ao Dia do Médico, realizada na manhã desta quarta-feira (18), teve o objetivo de homenagear a classe médica, destacar a importância dos profissionais na saúde pública e alertar para as crescentes dificuldades enfrentadas pela categoria.

O parlamentar, que é mestre em Cardiologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduado pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, especializado em Clínica Médica, Terapia Intensiva, Geriatria e Gerontologia, Ecocardiografia e Medicina Esportiva, em seu discurso, exprimiu sua poética homenagem aos colegas de profissão. “É uma honra presidir esta sessão da Câmara dos Deputados para celebrar um dia tão importante para mim, o Dia do Médico. Este é meu segundo mandato nesta Casa como deputado federal por Mato Grosso do Sul, mas antes de parlamentar, sou médico, com muito orgulho. Em breve, celebrarei as bodas de ouro na Medicina, e, nessa jornada, trilhei diversos caminhos, desde a Clínica Geral, Cardiologia, Geriatria, Medicina do Esporte até a docência. Sim, também assumi a responsabilidade de formar novos médicos. Fui professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e fundador da Residência de Clínica Médica da Santa Casa de Campo Grande, que coordenei por 20 anos”, relatou.

O Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, também é uma oportunidade para refletir sobre o papel vital que esses profissionais desempenham na sociedade e de ressaltar a importância da atividade médica na saúde pública brasileira. Médicos são figuras centrais na promoção da saúde, no tratamento de doenças e no cuidado com pacientes de todas as idades. 

O parlamentar que preside a  Frente Parlamentar de Valorização do Clínico e Resgate da Identidade Médica, destacou a importância de valorizar a profissão médica e investir na formação de médicos competentes, resilientes e empáticos. “Nosso sistema de saúde enfrenta obstáculos significativos, incluindo a falta de infraestrutura em muitas redes, que por vezes resulta em situações extremas, causando angústia aos pacientes e prejudicando a atuação dos médicos. Há sobrecarga de trabalho, desvalorização da identidade médica e condições de remuneração degradantes. Além disso, temos o desafio de lidar com a crescente complexidade das práticas médicas, o uso indiscriminado de tecnologias que encarecem o SUS, o crescimento desordenado de faculdades de medicina e a consequente formação de médicos sem preparo adequado. Esses desafios acabam nos desviando do que realmente importa: o paciente”, disse.

Em sua fala, o deputado federal reforçou seu compromisso com a classe ao afirmar que “na Câmara dos Deputados, a defesa dos interesses médicos e da saúde da população é uma questão que exige atenção constante. Nesse sentido, como autor de projetos de lei, como o PL 4502/19, que trata do credenciamento e habilitação de médicos para o atendimento pelo SUS, além de outras pautas defendidas pela Frente Parlamentar da Medicina e na Frente Parlamentar de Valorização do Clínico e Resgate da Identidade Médica, estamos atentos às questões relacionadas à carreira médica e atuamos para garantir as condições necessárias para que os médicos brasileiros continuem servindo nossa nação com dedicação e cuidado”, afirmou.

Por fim, o parlamentar expressou sua gratidão “a cada profissional que diariamente enfrenta desafios complexos, lida com pressões significativas e, ainda assim, se dedica a cuidar de seus pacientes e suas famílias da melhor maneira possível. Parabéns a todos os médicos que se dedicam a preservar a vida! Que Deus abençoe esse trabalho valoroso!”.

Compuseram a mesa, o Senhor Dr. Gualberto Nogueira de Leles , Dr. José Ivan Albuquerque Aguiar, o senador Hiran Gonçalves (PP/RO), os deputados federais Osmar Terra (MDB/RS), Doutor Luizinho (PP/RJ) e Dr. Frederico (PATRIOTA), além do deputado federal Geraldo Resende (PSDB/MS), Eduardo Velloso (UNIÃO/AC), dentre outros parlamentares, e ilustres representantes das sociedades médicas brasileiras, prestigiaram a sessão solene. O médico e deputado federal Dr. Zacharias Calil (União/GO) participou da solenidade por chamada de vídeo.

Notícias Recentes